Temporada 2022 de navios está suspensa

Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) informou que as operações turísticas estão suspensas até dia 21 de janeiro.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a suspensão da temporada por conta da quantidade de infectados por Covid-19 nas embarcações que estão na costa brasileira.

Anúncios

Mesmo com protocolos específicos, a Anvisa identificou transmissão comunitária nas embarcações.

Para a Agência de Saúde existe uma necessidade de encerrar a temporada por temer “risco à saúde pública”, no entanto, ministérios como o da Saúde e Turismo não tem contribuído para essa decisão, por enquanto, está valendo a suspensão temporária.

Anúncios

Búzios na rota

A decisão vale para embarcações que ainda sairão dos portos, no entanto, até o momento os cinco cruzeiros que estão na costa brasileira identificaram casos da Covid, e Búzios está na rota de ao menos um deles.

Até o presente momento a prefeitura de Búzios, diferente de outras que fazem parte da rota, não se manifestou.

Confira a nota da Anvisa:

“A Anvisa reforça a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. Em que pese os esforços da Agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada.

Em razão do grave risco à saúde da população, a Anvisa já recomendou ao Ministério da Saúde, desde o dia 31/12, que revisitasse a posição sobre a temporada de navios de cruzeiro disposta na Portaria GM/MS nº 2.928, de 2021, até que seja reavaliado o cenário sanitário e epidemiológico.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s