Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) informou que as operações turísticas estão suspensas até dia 21 de janeiro.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a suspensão da temporada por conta da quantidade de infectados por Covid-19 nas embarcações que estão na costa brasileira.
Mesmo com protocolos específicos, a Anvisa identificou transmissão comunitária nas embarcações.
Para a Agência de Saúde existe uma necessidade de encerrar a temporada por temer “risco à saúde pública”, no entanto, ministérios como o da Saúde e Turismo não tem contribuído para essa decisão, por enquanto, está valendo a suspensão temporária.
Búzios na rota
A decisão vale para embarcações que ainda sairão dos portos, no entanto, até o momento os cinco cruzeiros que estão na costa brasileira identificaram casos da Covid, e Búzios está na rota de ao menos um deles.
Até o presente momento a prefeitura de Búzios, diferente de outras que fazem parte da rota, não se manifestou.
Confira a nota da Anvisa:
“A Anvisa reforça a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. Em que pese os esforços da Agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada.
Em razão do grave risco à saúde da população, a Anvisa já recomendou ao Ministério da Saúde, desde o dia 31/12, que revisitasse a posição sobre a temporada de navios de cruzeiro disposta na Portaria GM/MS nº 2.928, de 2021, até que seja reavaliado o cenário sanitário e epidemiológico.“