Búzios na mídia nacional

Com o título de ‘Espetáculo da Natureza’, Búzios ganhou caderno especial nos jornais O Globo e Extra.

No domingo que antecedeu o aniversário de 24 anos de emancipação político-administrativa, que é comemorado em 12 de novembro, um caderno especial sobre a cidade foi distribuído por todo Brasil junto com os diários.

Diversos temas interessantes foram abordados, o primeiro destaque foi para ‘expectativa de receber mais de um milhão de turistas nos próximos meses. Só nos navios devem ser 300 mil pessoas’.

Nesse mesmo início de reportagem sobre a cidade, também fora citado o que Búzios oferece além do Turismo Sol e Mar, apontando que temos um roteiro gastronômico, religioso e cultural que podem ser explorados. A rede hoteleira tem estrutura suficiente para receber, contando com ‘pelo menos 700 meios de hospedagem’.

Nós ressaltamos que têm alguns outros muito interessantes, como o cicloturismo, por exemplo.

Importante ressaltar, que com essas trocas de prefeito pelo vice, por questões judiciais, a reportagem escutou o prefeito e o secretariado que estavam na época, que no caso era a equipe do prefeito em exercício, Henrique Gomes. Hoje, por exemplo, já não é mais. (Mas isso é uma outra história)  

Gastronomia para todos os paladares

As opções gastronômicas são variadas, para todos os paladares, bolsos, lugares mais elegante ou mais descolados, praias ou não, uma infinidade de opções.

Na sequência da matéria, a abordagem foi com a Feira Periurbana, na entrada da Ferradura, que acontece todas as quintas e sábados.

Búzios em busca da Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul certifica que algumas praias do país são diferenciadas, são diversos critérios, exigências para serem cumpridas para que ganhe o certificado. Recentemente a praia do Peró, em Cabo Frio, ganhou.

Em Búzios, as praias do Forno (foto), Caravelas e Tucuns, buscam se adaptar aos critérios para, quem sabe, fazer parte do seleto grupo.

Na matéria, além do destaque para essas praias, também fala sobre oficializar outras praias ‘escondidas’ ou não catalogadas oficialmente, seriam mais 15 praias, chegando ao total de 41 praias. Um mapeamento das trilhas também está sendo feito, para ampliar o ecoturismo, o turismo sustentável. Logo a seguir a o ‘Guardião’, que enraria no novo mapa.

No entra e saí de prefeito, Henrique deu a entrevista

Como falamos no início, Búzios vive uma situação delicada na questão da instabilidade política, já foram mais de dez trocas do prefeito pelo vice. Contudo, quando a reportagem foi feita o vice-prefeito Henrique Gomes, na época prefeito em exercício, deu a entrevista à equipe d’O Globo.

Alguns temas abordados foram: a situação complicada em que pegou a prefeitura, a entrega da Unidade Básica de Saúde da Ferradura, reforma de escolas, que segundo Henrique “estão sucateadas”, aumento de arrecadação, entre outros.

O patrimônio cultural também ganhou destaque, e um destaque de luxo com uma entrevista com Christina Motta, a artista que fez as esculturas espalhadas pela cidade, como as que ficam na Orla Bardot, por exemplo, a estátua da Brigitte Bardot, e a dos Três Pescadores, também na Orla, no entanto, no mar. Christina diz que o “reconhecimento do público é o melhor prêmio” que pode receber pelos trabalhos.

O futebol também ganhou destaque, já que a equipe da SEB está na Série C do Campeonato Carioca.

Quilombo da Rasa

Intitulado ‘Uma tradição que atravessa gerações’, a reportagem começa mencionando Dona Eva, que completa 110 anos no dia 23 de dezembro, e é considerada a mulher mais idosa de Búzios, provavelmente do Estado do Rio de Janeiro. Também fala de sua filha, Dona Úia, de 78. Duas guerreiras que passam a tradição para os mais jovens, fazendo perpetuar a história e a cultura do povo quilombola de Búzios, que contribuí de forma fundamental na própria história da cidade.

A reportagem fecha falando da Miss Búzios, Carolina Stankewicius, de 24 anos, que já tem carreira internacional. Também fala das festividades da cidade por conta da emancipação.


Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s