Prefeito em exercício Henrique Gomes em entrevista exclusiva para o Búzios Tem

Uma dúvida que paira no cotidiano do morador de Búzios é: quem é o prefeito hoje? Questão acarretada por diversas decisões judiciais, cassações de liminares, entre outros imbróglios. Dentre idas e vindas, o prefeito afastado André Granado chegou ser retirado do cargo ao menos seis vezes. Importante ressaltar que o Ministério Público pediu afastamento definitivo.

Sem entrar no mérito das questões judiciais, o prefeito em exercício Carlos Henrique Gomes, acompanhado de seus secretários Alexandre Verdade (Turismo e Cultura) e Paulo Abranches (Obras), na manhã do dia 29 de maio, abriu a porta de seu gabinete para uma entrevista exclusiva para o leitor do site Búzios Tem, que busca passar um conteúdo de qualidade.  

“O acesso à informação é fundamental. A imprensa colabora muito para que a sociedade tenha informação. A transparência é primordial, não temos nada o que esconder da população”, disse o prefeito Henrique Gomes, que ainda completou dizendo que ‘sai a arrogância, a prepotência, agora as pessoas voltam a ser escutadas’.  

Alguns transtornos e prejuízos foram sentidos pela população, principalmente na prestação de serviços, já que a cada saída de prefeito, saem diversos funcionários contratados e comissionados, o que deixou nítido um desequilíbrio de escolhas técnicas e políticas.

“Prezo muito a parte técnica na equipe, estamos usando nosso potencial, temos um pessoal muito capacitado aqui para assumir importantes postos de trabalho”, disse Henriques, usando como exemplo seu secretário de Turismo e Cultura.

“Está claro agora a abertura para obtermos informações, para melhorar o andamento do serviço público. Temos a liberdade de trocar informações entre nós secretários”, disse Alexandre Verdade. Vale ressaltar que ‘com o outro prefeito os secretários não sabiam nem ao certo a previsão orçamentária disponível. Era tudo travado’.

Economia estagnada

A geração de emprego e renda não anda nada bem há alguns anos em Búzios, isso reflete na qualidade de vida da grande maioria dos moradores, é visível para qualquer pessoa ao caminhar pelas ruas observando a quantidade de lojas comerciais fechadas e o baixo consumo.

“É impressionante como tinham processos parados na prefeitura. O Otavinho (Octávio Raja Gabaglia, Secretário de Planejamento), por exemplo, encontrou projetos que aparentemente não tinham problema nenhum para serem encaminhados, mas estavam parados há um ano e meio para serem aprovados. Isso espanta investimentos. Agora podemos ver voltar a andar a economia da cidade, tem muita gente que ganha, são pintores, comerciantes, pessoal da obra, e muitos outros”, disse o prefeito, que ainda lembrou que ‘tem cidade que concede incentivos fiscais para gerar economia no município.

Obra da Avenida José Bento Ribeiro Dantas

Moradores e turistas podem contar sobre algo desagradável que tenha passado por conta da demorada obra da principal avenida da cidade, principalmente no trecho do Alto de Búzios, seja o cheiro de esgoto, a buraqueira, a lama, acidentes, engarrafamento, dentre outros. Contudo, o problema pode terminar em breve.

O Secretário de Obras Paulo Abranches explica que ‘existem dois convênios diferentes com a União, um com o Ministério das Cidades e outro com o do Turismo’.

“Cada parcela de recebimento de verba só é aprovada após parecer de fiscais e técnicos. A Caixa Econômica precisa avaliar cada etapa do cronograma com vistorias. Somos auditados frequentemente. A obra está lenta, tivemos um problema com a empresa que realiza, parece que ela não estava bem financeiramente, voltaria com tudo depois do Carnaval, mas não foi o que aconteceu. Abrimos um processo para rescindir o contrato com a empresa, já foi notificada e tem prazo de 15 dias para retomar a obra (prazo já em curso). Chegou parte do material, isso é um bom sinal, o prazo para conclusão dentro do cronograma é de três meses”, disse o secretário de obras.

A etapa de drenagem e esgoto feita em parceria com a concessionária Prolagos está concluída, segundo o secretário, contudo a etapa de agora é complexa.

“Vamos para as colocações de muro de arrimo, depende do ‘folego da empresa’, a disponibilidade de equipes para a obra, poderemos terminar nos três meses”, o secretário Paulo Abranches ainda completa dizendo que ‘16 postes serão trocados pela concessionária de energia (Eneel)’.  

De acordo com o projeto e confirmado pelo secretário, a avenida contará com calçamento dos dois lados, assim como ciclovias, serão duas, cada uma de 1,20m de largura. Por solicitação da Organização Ciclistas de Búzios, o poder executivo ficou de retirar os ‘tachões’ de imediato, já que não tem sentido algum, ao contrário disso, tem contribuído negativamente na estatística de acidentes no local, principalmente com ciclistas.

Geração de emprego e renda através de Concurso Público e turismo

O prefeito Henrique Gomes afirmou que no próximo Boletim Oficial (ainda nesta semana) sairá um relação de candidatos aprovados no último concurso realizado no Município, inclusive, esta é uma orientação feita pelo Ministério Público. Sobre o Plano de Cargos e Carreira, demanda antiga do sindicato do setor, o ServBúzios, também será estudado. De acordo com o prefeito, ‘será montada uma comissão para desenvolver e encaminhar a pauta’.

O turismo também será tratado com responsabilidade e profissionalismo, calendários de eventos estão sendo estudados. Para os esportes náuticos, por exemplo, devem ter ao menos cinco eventos de médio e grande porte.

“Já estamos conversando com a Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia sobre a festa de São Pedro. Teremos Sup e Canoas Havaianas participando, limpeza do mar também será uma das ações. O turismo externo é muito importante, mas o interno é tanto quanto. As pessoas frequentam, gostas. Turismo é desenvolvimento econômico, teremos eventos em toda a cidade”, disse o secretário da pasta Alexandre Verdade, que ainda lembra que eventos já existentes serão organizados e padronizados para que funcionem de forma a beneficiar cada vez mais os frequentadores.     

Sobre Eleições Municipais, o prefeito Henrique Gomes afirma que vai depender de suas realizações como chefe do Poder Executivo.

Secretários Alexandre Verdade (Turismo e Cultura) e Paulo Abranches (Obras)
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s