Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, a data foi oficializada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo (1972). A ONU instituiu a data com o principal objetivo informar a nível mundial sobre a importância de preservar os recursos naturais.

Deste então, diversas campanhas foram difundidas anualmente, neste ano a ONU chama a atenção para a promoção de ações de combate à poluição do ar em todo Brasil e no mundo. O que vem inclusive evitando milhares de mortes.

São toneladas de Dióxido de Carbono (CO2) despejados no ar. No Brasil, a emissão desta substancia tóxica vem aumentando devido às queimadas na Amazônia, lixos acumulados (lixões), agronegócio, automóveis nas vias, entre outros.

Temos responsabilidades também, por exemplo: podemos buscar formas de gerar menos lixo, dar destinação correta, usar produtos que não agridam o meio ambiente, isto é, a mudança de atitude pode ser feita por cada um de nós.

Já outras medidas estão um pouco mais distante de nosso alcance, que seriam medidas do governo em relação a política ambiental.

De acordo com dados da União, de 2004 em diante fora constatada a diminuição ne emissão de gases poluentes, o que influencia positivamente em acordos econômicos por conta de tratados internacionais. No entanto, nos últimos dois anos a estatística foi invertida, o Brasil passou a emitir mais CO2.

De acordo com analistas de política ambiental a tendência é piorar, já que o atual governo não vem assinando tratados ambientais internacionais, até mesmo a política interna vem apontando para este lado. Por exemplo: está previsto para ser apresentada no dia 05 de junho de 2019, no Congresso Nacional, a Medida Provisória que retira a obrigação de repor a floresta quando desmatada ilegalmente, o que é um claro retrocesso.

O Brasil vem perdendo colocação no ponto de vista econômico do pacto internacional de redução na emissão de CO2. O prejuízo econômico já vem aparecendo.

É importante a atitude individual, ou seja, para prática no dia a dia, por exemplo, deixar o carro na garagem para ir até a padaria da esquina ou mesmo guardar o lixo no bolso enquanto não encontra uma lixeira, também é muito importante passar a informação da importância e responsabilidade que cada um tem com o meio ambiente.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s