Chico recebe o Camões, maior prêmio de literatura em língua portuguesa

Compositor, escritor, dramaturgo, poeta e gênio, Chico Buarque foi escolhido, por unanimidade, vencedor da 31ª edição do Camões. Prêmio criado em 1988, é o maior reconhecimento literário de língua portuguesa.

Jurados do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique elegeram Chico pelo magistral conjunto da obra. Autor de peças eternizadas como ‘Roda Viva’ (1967), romances escritos como ‘Estorvo’ (1991), Budapeste (2003), Leite Derramado (2009) e uma célebre coleção de mais de 300 canções (quase 50 álbuns), como ‘Construção’, música lançada em 1971, considerada uma obra-prima, da qual todos seus versos terminam em proparoxítonas. Com o prêmio que será entregue em Lisboa (Portugal), Chico será o 13° brasileiro a receber o Camões, o que renderá ao artista € 100 mil.

Chico Buarque, aos 74 anos, continua contribuindo na formação cultural da sociedade, o que faz e fez durante gerações com maestria e incontestável talento.

Alguns brasileiros também ganhadores do Camões: João Cabral de Melo Neto (1990); Rachel de Queiros (1993); Jorge Amado (1994); Rubem Fonseca (2003); João Ubaldo Ribeiro (2008); Ferreira Gullar (2010).

Chico Buarque com o jornalista e editor do Búzios Tem Sergio Menna Barreto
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s