Após alguns anos vendo o Brasil em noticiários vexatórios pelo mundo, presidente Lula da Silva recoloca o País na posição que merece.
Foram cinco dias de muito trabalho, 13 acordos bilaterais importantes assinados, o reforço sobre a importância da democracia e também festa e alegria.
Neste terceiro mandato, o presidente Lula iniciou a volta do diálogo com a União Europeia por Portugal, sedo muito bem recebido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa, entre outros que estiveram na agenda.
A comunidade brasileira que vive em Portugal marcou presença em quase todos os compromissos, no entanto, por questões de segurança, não houve contato do presidente com o público.
Os meios de comunicação de Portugal estiveram em peso nos eventos, e o tempo de exposição na mídia ocuparam grande parte dos noticiários locais.
Parlamento aberto para o Brasil
Convidado, o presidente Lula da Silva visitou o Parlamento Português e discursou.
O discurso foi em uma sessão solene exclusiva, sessão esta que foi a abertura para a sessão do Dia da Liberdade, que é uma homenagem à Revolução dos Cravos, que deu fim à ditadura de António Salazar, em 1974.
Na porta do parlamento, manifestantes saudaram Lula, e não somente brasileiros, mas também diversos portugueses estiveram no ato.







Festa dos Petistas
Um simbólico local em Lisboa, A Voz do Operário, recebeu diversos artistas brasileiros para a festa. Uma confraternização que simbolizava a esperança por dias melhores e a convicção de que o Brasil pode voltar a ser protagonista no cenário internacional, afastando o estereótipo de pária adquirido nos últimos anos. Situação que melhora a vida dos brasileiros que vivem no exterior.




Foi bonita a festa, pá
Na agenda de Lula também tinha o compromisso de entregar o Prêmio Camões para Chico Buarque, o maior reconhecimento literário de língua portuguesa.
A premiação fora conquistada em 2019, no entanto, o presidente da época optou por não assinar o diploma. (Saiba mais clicando AQUI)
Desde então não houve a entrega do Prêmio Camões, mas de acordo com o presidente de Portugal, agora, que o ganhador teve seu reconhecimento oficializado, a premiação voltará a sua rotina.
Confira o discurso de Chico Buarque na entrega do Prêmio Camões.
Direto de Lisboa: Sergio Menna Barreto (texto e fotos)