Em 2019, o Turismo era a terceira atividade de exportação mais importante para a economia mundial.
Um dos setores mais prejudicados durante a pandemia vem sendo o Turismo. Em recente levantamento da Organização Mundial do Turismo OMT), o turismo internacional sofreu queda de 73% em 2020, se comparado ao ano anterior.
De acordo com a OMT, em 2020, 1 bilhão de pessoas deixaram de viajar, a perda estimada foi de 2,5 Trilhões de Dólares em faturamento e de 100 milhões de empregos em todo o mundo. Ainda de acordo com a OMT, a retomada das viagens internacionais começa entre julho e setembro, no entanto, a perspectiva é para a Europa e em regiões onde a imunização avança.
Para a América Latina, a tendência de melhora pode tardar um pouco mais, principalmente no Brasil, local onde o receio por parte de turistas estrangeiros ainda é muito grande, por conta da falta de liderança no combate à pandemia. A previsão de retomada para o turismo internacional fica para 2022, com recuperação prevista para 2023 e 2024 para a grande maioria dos países.

Turismo doméstico
Para o Executivo Sênior da Área de Inteligência de Mercado e Competitividade da OMT, Michel Julian, o investimento do Brasil deverá ser no turismo doméstico.
“O Brasil tem muitas possibilidades, é um país do tamanho de um continente, com variedades de turismo e lugares lindos que podem ser explorados”.
Michel Julian
Como forma de orientação para os governos, a OMT desenvolveu produtos digitais que atualizam em tempo real as exigências para cada país para entrada de estrangeiros, o órgão também dispõe informações importantes para o seguimento.
Republicou isso em tevejoembuzios.
CurtirCurtir