Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, em comparação com a semana anterior, 79 registraram queda no número de novos casos da doença. Especialista ressalta importância do uso de máscara.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Búzios é um dos municípios que estão em sinal de alerta, assim como: Niterói, Macaé, Casimiro de Abreu, entre outros.

Na capital, o número de óbitos também está em queda e a desaceleração de casos também acontece na maior parte do interior. No estado já são 132.044 casos e 11.474 vítimas fatais (até 13/07).
Na semana passada, Macaé registrou o maior número de novos casos, depois da capital. Contudo, o aumento pode estar relacionado às campanhas que o município vem fazendo de testagens em massa na população. Realidade bem diferente de Búzios, a prefeitura não tem sido transparente quanto a quantidade de testados. Reclamação recorrente de boa parcela da população.
De acordo com os números da prefeitura, em 14/07, foram registrados 288 casos confirmados e oito óbitos. Em relação ao número de vítimas fatais, o registro do estado aponta dez casos.
Em entrevista para o jornal O Globo (edição de 14/07), o professor Lisandro Lovisolo, integrante do Observatório Fluminense sobre a Covid-19, da Uerj, a queda no número de casos no estado pode estar relacionada à subnotificação de casos.
“Há mais ou menos três semanas, começamos a verificar o início dessa queda progressiva no estado. Ficamos até assustados com o fenômeno. O que pode explicá-lo é a hipótese de muito mais gente do que esperávamos ter pegado a doença. O certo, no entanto, é que a população precisa manter a disciplina, tomando medidas como o uso de máscaras. Afinal, continuaremos convivendo com o coronavírus por um bom tempo”.
