Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, a data foi oficializada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo (1972).

A ONU instituiu a data com o objetivo de informar a nível mundial sobre a importância de preservar os recursos naturais.

Anúncios

Deste então, diversas campanhas foram difundidas anualmente, neste ano a ONU lança a campanha ‘Hora da Natureza’.

Clique na imagem para saber mais sobre a campanha 2020

Impacto da pandemia

Um dos grandes problemas do mundo moderno é a péssima qualidade do ar que respiramos em grandes centros. São toneladas de Dióxido de Carbono (CO2) despejados no ar. No Brasil, a emissão desta substancia tóxica vem aumentando devido às queimadas na Amazônia, lixos acumulados (lixões), agronegócio, automóveis nas vias, entre outros.

Com a pandemia, de acordo com a Agência Espacial Europeia, através de imagens de satélites, países europeus reduziram em 50% a poluição do ar, devido ao isolamento realizado.

Anúncios

No Brasil, a mesma agência notou uma diminuição da poluição em grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, muito provável que tenha sido por conta da diminuição de trânsito de automóveis, como aponta a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.  

Contudo, a média do Brasil não foi alterada positivamente como de outros continentes. Estudos apontam que nos centros urbanos da região amazônica houve um redução, no entanto, com o aumento do desmatamento e queimadas na Floresta Amazônica, mesmo durante a pandemia, prejudicou a média total.

Vale lembrar, que recentemente fora divulgada uma reunião ministerial, na qual o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, disse que a ideia seria “passar a boiada”, se referindo à mudanças de leis ambientais, com o intuito de facilitar o desmatamento e loteamento da floresta, já que a imprensa estaria focada na pandemia. Também é fato a diminuição de operações ambientais e multas na região.   

Anúncios

De acordo com dados da União, de 2004 em diante fora constatada a diminuição ne emissão de gases poluentes, o que influencia positivamente em acordos econômicos por conta de tratados internacionais. No entanto, nos últimos três anos a estatística foi invertida, o Brasil passou a emitir mais CO2.

O Brasil vem perdendo colocação no ponto de vista econômico do pacto internacional de redução na emissão de CO2. O prejuízo econômico já vem aparecendo.

Anúncios

Cada um tem que fazer sua parte

É importante a atitude individual, ou seja, para prática no dia a dia, por exemplo, deixar o carro na garagem para ir até a padaria da esquina ou mesmo guardar o lixo no bolso enquanto não encontra uma lixeira, também é muito importante passar a informação da importância e responsabilidade que cada um tem com o meio ambiente.

Temos responsabilidades, por exemplo: podemos buscar formas de gerar menos lixo, dar destinação correta, usar produtos que não agridam o meio ambiente, isto é, a mudança de atitude pode ser feita por cada um de nós para minimizar os impactos negativos que causamos ao meio ambiente.


Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s