Estamos na semana ‘Mares Limpos’, uma campanha da ONU Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Ecosurf.
São aproximadamente 300 grupos, organizações e coletivos comprometidos a promover diferentes ações de conscientização e limpeza em praias, rios, córregos e parques em todo Brasil.
Nos oceanos do planeta a estimativa, de acordo com as revistas ‘Planeta’ e ‘Scientific Reports’, é que são despejados 8 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Em 2018, por exemplo, a chamada Grande Mancha do Pacífico, localizada entre a costa oeste dos EUA e Havaí, uma ‘ilha’ de entulhos estava crescendo de forma descontrolada, na análise feita fora constatado que lá havia cerca de 80 mil toneladas de lixo plástico, uma área de 1,6 milhão de quilômetros quadrados, isto é, o equivalente a uma área maior que o estado do Amazonas, praticamente duas vezes e meia o território da França. Infelizmente, novo estudo concluiu que a ‘ilha’ de plástico, hoje, ocupa uma área 16 vezes maior.
Por conta desse cenário desastroso, as campanhas se tornam cada vez mais importantes e a semana ‘Mares Limpos’ passa a ser fundamental.
O fechamento da campanha será no sábado dia 21 de setembro, e diversos mutirões estão organizados para colaborar com a limpeza de nossas águas. A data marca o Dia Mundial de Limpeza de praias e o mundo inteiro estará envolvido.
Em Búzios, o mutirão ‘Clean Seas’, organizado pelo Instituto Escola do Mar, com participação da prefeitura da cidade, através das secretarias de Turismo, Educação e Meio Ambiente, será na praia de Tucuns.
O material para ajudar na limpeza será fornecido no local, além da limpeza, diversas atividades estão previstas para acontecer no ato, que começa à partir das 9h.
O evento local também contará com o apoio de outras secretarias municipais, além de organizações, estudantes, Colônia dos Pescadores, entre outros.
Compareça, cuidar do planeta é responsabilidade de todos nós.
Clique na imagem aqui e saiba mais
