Turismo de Búzios em boas mãos

Secretário Alexandre Verdade fala sobre o trabalho que vem sendo feito para reaquecer o setor econômico mais importante da Cidade

“Viajar é trocar a roupa da alma”, a frase de Mario Quintana aponta a importância de se viajar. E o turismo é fundamental para a economia de Búzios, quando o setor vai bem, a Cidade anda bem.

De alguns anos para cá vimos o setor em Búzios ficando cada vez mais fragilizado, estagnado, no entanto, a realidade pode mudar em breve.

Após doloroso tempo de instabilidade jurídico-política com constantes trocas de prefeito, o que causou prejuízo para a cidade, ao que parece ficou mais estável a situação. Quem comanda a prefeitura atualmente é o prefeito Henrique Gomes, após afastamento do titular do posto. E o indicado de Henrique para o comando da estratégica pasta, Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, é Alexandre Verdade como secretário.

Como empresário, Alexandre já tem um trabalho reconhecido no setor e em pouco tempo na cadeira já mostra o porquê aceitou o cargo.

Recentemente chegou do III Fórum Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), realizado no Ministério do Turismo e afirmou que foi muito positivo.

“Búzios é um dos principais destinos de navios e no evento estavam representantes de todas as classes de navios e reguladores, oportunidade para discutirmos a temporada que se aproxima”, disse Alexandre.

Início de muito trabalho

É notório que a dificuldade de se iniciar um trabalho no Poder Executivo com o ano já iniciado é maior, já que o orçamento fora organizado de outra forma, podendo haver outras prioridades, entre outras complexidades orçamentárias e financeiras. A consequência é mais trabalho.

“Estamos revendo leis, algumas nem existem e estamos criando, no intuito de regularizar atividades já existentes. Já tivemos, por exemplo, embargo de casamento por conta disso. Algumas já estão na Câmara e outras estamos concluindo para enviar. Henrique (Gomes, prefeito) está me dando liberdade para trabalhar, assim estamos conseguindo resolver muitas coisas. Pegamos a secretaria de outra forma, mas estamos organizando”, disse o secretário.

Novas praias, Bandeira Azul e ampliação das ofertas de turismo

Búzios é o único município da Costa do Sol que faz parte do Conselho Regional do Turismo, portanto, a importância é grande quando se fala em mapa brasileiro do setor turístico.

“Temos que divulgar outros atrativos em Búzios, já temos mas não é aproveitado ou explorado como deveria. Por exemplo, trabalhar o ecoturismo, o turismo religioso, o cultural, patrimônio histórico, temos muito aqui. Até mesmo verba Federal existe para esse fim”, disse Alexandre. Vale ressaltar, que organizações e empresas particulares já trabalham com o ecoturismo e o cicloturismo, por exemplo, no entanto, até então o Executivo municipal não dava a devida importância para o seguimento em eventos, convenções, feiras, entre outros.

“A cidade costumava focar somente no turismo sol e mar, mas vamos inserir outras modalidades, com certeza. Até mesmo no seguimento Sol e Mar podemos ampliar. Temos praias não catalogadas, como Amendoeiras ou a dos Negros (ou Escravos), será um novo atrativo até mesmo se falando em praia. Também estamos trabalhando para obter o certificado ‘Bandeira Azul’, faremos da praia do Forno o projeto piloto. São 34 requisitos e queremos cumprir integralmente”, disse Alexandre Verdade. Bandeira Azul é destinada a pouquíssimas praias, justamente pela quantidade de itens para se seguir, como acessibilidade e preservação, por exemplo.

Praia do Forno

Empresa de fomento Público-Privada pode dar dinamismo do setor

“O Turismo as vezes fica travado por conta de burocracia, estamos desenvolvendo um projeto para minimizar o problema. Um empresa de fomento Público-Privada pode dar o dinamismo que precisamos. Gera mais autonomia para o setor, sendo nossa principal atividade tem que funcionar. A lei é complexa, estamos trabalhando para enviar para a Câmara o quanto antes”, informa Alexandre, com exclusividade para o Búzios Tem.  

A meta da secretaria é alcalçar diferentes públicos, já que todos têm sua importância.

“Temos turistas estrangeiros e nacionais, fixo ou não, temos o turista que frequenta apenas o eixo central (centro e praias próximas ao Centro), temos o Regional (Região dos Lagos, por muitas vezes nem dorme na Cidade), também o local, são muitos consumidores em todos os seguimentos. O Turismo de Negócios cresce muito, mas em Búzios ainda não, mesmo com nossa capacidade de infraestrutura hoteleira, temos que trabalhar muito”, disse o secretário.

O calendário oficial de eventos também será formalizado, com um calendário de eventos privados em paralelo. Inclusive, a festa da cidade estará presente. Alexandre finaliza agradecendo a oportunidade.

“Tive essa oportunidade em contribuir para a cidade e encarei como um desafio, estou aprendendo muito, principalmente para resolver entraves processuais e burocracia. Precisamos do turismo forte em Búzios”, conclui o secretário.

Alexandre Verdade (ao centro) com empresários da Cidade no lançamento do evento Al Mare

Por Sergio Menna Barreto / Fotos: Sergio Menna Brreto e Ciclistas de Búzios


Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s