Feriados prolongados também podem contribuir com a retomada do setor, um dos mais prejudicados durante a pandemia.
Em recente levantamento da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo internacional sofreu queda de 73% em 2020, se comparado ao ano anterior.
De acordo com a OMT, em 2020, 1 bilhão de pessoas deixaram de viajar, a perda estimada foi de 2,5 Trilhões de Dólares em faturamento e de 100 milhões de empregos em todo o mundo. Ainda de acordo com a OMT, a retomada das viagens internacionais começa entre julho e setembro, no entanto, a perspectiva é para a Europa e em regiões onde a imunização avança.
Para a América Latina, a tendência de melhora pode tardar um pouco mais, principalmente no Brasil, local onde o receio por parte de turistas estrangeiros ainda é muito grande, por conta da falta de liderança no combate à pandemia. A previsão de retomada para o turismo internacional fica para 2022, com recuperação prevista para 2023 e 2024 para a grande maioria dos países.
Vale ressaltar que, em 2019, o Turismo era a terceira atividade de exportação mais importante para a economia mundial.

Turismo doméstico e feriados nacionais prolongados
Para o Executivo Sênior da Área de Inteligência de Mercado e Competitividade da OMT, Michel Julian, o investimento do Brasil deverá ser no turismo doméstico.
“O Brasil tem muitas possibilidades, é um país do tamanho de um continente, com variedades de turismo e lugares lindos que podem ser explorados”.
Michel Julian
O primeiro semestre de 2021 teve um pequeno aumento no turismo em Búzios, e pode melhorar no segundo semestre, caso não venha nova onda de contaminação e a campanha de vacinação avance.
Não tivemos feriados nacionais prolongados do primeiro semestre, apenas de pontos facultativos, como o Carnaval, por exemplo.
Já no segundo semestre de 2021 serão mais dois, fora o da Independência, que mostrou a tendência do turismo doméstico. Confira a lista dos próximos feriados:
12/10 Nossa Senhora Aparecida (terça-feira)
2/11 – Finados (terça-feira)
15/11- Proclamação da República (segunda-feira)
25/12 – Natal (sábado)
Pontos facultativos
28/10 – Dia do Servidor Público (quinta-feira) **
24/12 – Véspera de Natal (sexta-feira) *
*Ponto facultativo após as 14h
**Poderá ser comemorado em 1º de novembro, uma segunda-feira
