Julho começa e população de Búzios sente falta de vacinas

Governo do Estado do Rio de Janeiro tem recebimento previsto de novos lotes de vacinas e distribuição será para todos os municípios.

Na quarta-feira (30), fechando o mês de junho, pessoas aguardavam na fila da vacina contra a Covid-19, na UBS de Geribá, quando inesperadamente surge um servidor alertando sobre o fim das doses disponíveis naquela unidade, contudo, o horário de vacinação deveria ocorrer até às 11h, de acordo com a prefeitura, e o alerta veio uma hora antes, tendo iniciado a vacinação às 9h. A informação no posto de saúde era que as 100 doses disponíveis para o dia já estavam esgotadas.  

Anúncios

Na sexta-feira (02) seguinte, a prefeitura divulgou que tinha em estoque 290 doses para todas as cinco unidades de saúde que vacinaram no dia 02 de julho, isto é, 58 unidades (em média) para cada uma. O que não supriria a demanda.  

Nas redes sociais da prefeitura a reclamação é a mesma na UBS da Ferradura. De acordo com um morador, às 9h30 de sexta-feira (02), já não havia mais doses. Ainda de acordo com publicação do morador, lhe recomendaram que ‘retornasse na quarta-feira (07), antes do início da vacinação para garantir uma senha’.

Anúncios

Pela cronologia, a semana seguinte deveria começar com a vacinação de adultos com idades entre 40 e 44 anos, seguindo o curso da vacinação, no entanto, anunciaram que seria a repescagem para os de 45 anos ou mais, muitos que não conseguiram suas doses por falta delas.

Para os de 40 anos ou mais a prefeitura divulgou que a vacinação começa na quinta-feira (08).

Novas doses

Lotes das vacinas começaram a ser entregues para os estados da federação neste início do mês de julho. Para os 92 municípios do Rio de Janeiro estão sendo disponibilizadas 695.410 doses, sendo 190.710 da Pfizer, 235,7 mil da Johnson e 269 da AstraZeneca (148 mil já haviam sido retiradas, 121 mil a serem recebidas). Até o momento desta publicação a quantidade para Búzios ainda não havia sido divulgada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.   

Anúncios

‘Vacinômetro’ da Prefeitura

Nas publicações da prefeitura de Búzios chamadas de ‘vacinômetro’, consta que mais de 15 mil pessoas tomaram pelo menos uma das doses da vacina, por um provável erro na divulgação não atualizaram as idades, ainda não consta os vacinados de 45 anos ou mais, contudo, pela quantidade de vacinas que o município recebeu até o momento, os vacinados com 45 anos até 55 anos devem estar incluídos nos 2674 vacinados que a prefeitura vem divulgando sendo a  quantidade de vacinados com idades entre 55 a 59 anos.

Outro ponto que gera a curiosidade na tabela é que não consta pessoas já vacinadas e que não se enquadram em nenhuma das características divulgadas, como também não consta a quantidade de ‘xepas’ de vacinas, isto é, a quantidade restante do recipiente que armazena a vacina, isto é, a sobra de vacina que por não poder ser guardada é utilizada para não haver desperdício.

Imagem de capa: Lennart Preiss/AFP

Artes: Prefeitura de Búzios


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s