Covid-19: mais de 500 mil vidas ceifadas no Brasil. Reações apontam culpados

Confira algumas reações na imprensa e de personalidades nas redes sociais.

No dia 19 de junho de 2021, com pouco mais de um ano de pandemia, o Brasil alcançou a triste marca de mais de meio milhão de óbitos em decorrência da Covid-19.

Anúncios

A tragédia poderia ter sido bem menor, de acordo com especialistas, caso houvesse um governo comprometido em resolver.  O que é de longe o caso do Brasil, muito pelo contrário, o governo pode ter contribuído para tamanha desgraça.

A capa do jornal impresso de maior circulação no Brasil, O Globo, na edição dominical, estampou na capa algumas frases ditas pelo presidente Bolsonaro.

O presidente começou subestimando o vírus, disse que: “está superdimensionado o poder do vírus”, isso quando tínhamos cem mortes registradas. Em abril, de 2020, disse que “o vírus parece que está começando a ir embora”, Brasil com pouco mais de mil mortes.

Isso enquanto não comprava vacina e receitava Cloroquina, remédio comprovadamente ineficaz no combate à doença. E quando passou dos cem mil mortos, o presidente questionou o uso de máscara, o que comprovadamente diminui os riscos de contaminação.

Anúncios

Em outubro chegou a dizer que “mandou cancelar” a compra de vacinas. Mês seguinte disse que o Brasil deveria “deixar de ser um país de maricas”. E em dezembro de 2020, com pouco menos de 200 mil mortes disse, novamente, que o país estaria no “finalzinho da pandemia”.

Em março deste ano, ignorando os enlutados, disse: “chega de frescura e mimi, vão ficar chorando até quando? ”.

Já a Folha de São Paulo usou a criatividade para estampar uma capa em branco, em referência ao vazio por conta das perdas do povo brasileiro.

Personalidades também se manifestaram nas redes

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff se solidarizaram com as vítimas, ministros do Supremo Tribunal Federal e governadores também. Artistas, personalidades, e população em geral também mostraram seus lamentos. Confira algumas reações.

Importante ressaltar que, está em curso uma CPI no Senado Federal que está investigando possíveis responsáveis pela tragédia humanitária. Inclusive, importantes fatos apurados já direcionam alguns dos possíveis responsáveis.

O importante para conter a pandemia é que quando chegue sua vez de vacinar, vá! Assim você estará contribuindo não somente com a sua vida, mas a de todos que te cercam.  

Nossos sentimentos à todos que perderam alguém nesta pandemia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s