Com o cancelamento de Colômbia e Argentina como possíveis sedes para a competição de futebol, Brasil virou a bola da vez.
Faltando menos de duas semanas para a Copa América, o evento que teve sede alterada duas vezes até o dia 31 de maio, achou o Brasil um campo fértil.
Inicialmente seria na Colômbia, no entanto, o país solicitou à Conmebol, entidade Sul-americana de futebol, para que a competição fosse adiada, já que existe um conflito social nas ruas, além é claro, da pandemia da Covid-19. A entidade não aprovou a ideia e a escolhida da vez fora a Argentina. Os ‘hermanos’ também não gostaram da ideia, no entanto, com os crescentes números de casos da Covid no país vizinho, não teve jeito, e o evento também foi cancelado por lá.
Então, quem toparia realizar um evento internacional na pandemia? Sim, claro, o Brasil. Pensaram os cartolas da entidade. A Conmebol entrou em contato com a CBF e deu início a mais uma maluquice da pandemia à brasileira
De acordo com o jornalista e apresentador da SporTV, André Rizeck, “a CBF solicitou ao governo federal que o Brasil recebesse a Copa América para evitar que a Conmebol tivesse um grande prejuízo com um possível cancelamento da edição de 2021”.
Rapidamente tudo foi resolvido, inclusive com o aval do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Reações
A repercussão negativa na internet e nos meios de comunicação foi rápida, não tão rápida quanto o ‘sim’ dado pelo presidente do Brasil, mas foi bem rápida. Importante ressaltar que, o Brasil, de acordo com investigação que está sendo realizada pela CPI da Covid no Senado, demorou meses para responder aos fornecedores de vacinas, mas parece ter sido bem ágil para responder sobre a realização de uma competição internacional (sem graça).
A repercussão da imprensa internacional também não foi favorável, já que o Brasil é uma das referências mundiais do que não se deve fazer durante uma pandemia.
Confira algumas reações e memes postadas nas redes sociais.
A Copa América começa no dia 13 de junho e a previsão é que vá até 10 de julho e contará, até o momento, com nove seleções da América do Sul, além do Brasil, que também, até o momento, é o país sede.
