Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, a data foi oficializada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo (1972).

A ONU instituiu a data com o objetivo de informar a nível mundial sobre a importância de preservar os recursos naturais, com finalidade de gerar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais.

Anúncios

Impacto ambiental no início da pandemia

Um dos grandes problemas do mundo moderno é a péssima qualidade do ar que respiramos em grandes centros. São toneladas de Dióxido de Carbono (CO2) despejados no ar. No Brasil, a emissão desta substancia tóxica vem aumentando devido às queimadas na Amazônia, lixos acumulados (lixões), agronegócio, automóveis nas vias, entre outros.

Com a pandemia, em 2020, de acordo com a Agência Espacial Europeia, através de imagens de satélites, países europeus reduziram em 50% a poluição do ar, devido ao isolamento realizado.

Anúncios

No Brasil, a mesma agência notou uma diminuição da poluição em grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, muito provável que tenha sido por conta da diminuição de trânsito de automóveis, como aponta a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. 

Contudo, a média do Brasil não foi alterada positivamente como de outros continentes. Estudos apontam que nos centros urbanos da região amazônica houve uma redução, no entanto, com o aumento do desmatamento e queimadas na Floresta Amazônica, mesmo durante a pandemia, prejudicou a média total.

Anúncios

Em 2021, o meio ambiente segue sendo devastado quase sem controle, os meios de fiscalização ambiental do Governo Federal estão sendo boicotados, seja pela flexibilização de leis e regras e até mesmo na estrutura cedida para o trabalho dos agentes de campo. Não à toa, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles é alvo de investigações.   

Vale lembrar, que em 2020 fora divulgada uma reunião ministerial, na qual o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles disse que a ideia seria “passar a boiada”, se referindo a mudanças de leis ambientais, com o intuito de facilitar o desmatamento e loteamento da floresta. Também é fato a diminuição de operações ambientais e multas na região desde então.  

Anúncios

De acordo com dados da União, de 2004 em diante fora constatada a diminuição ne emissão de gases poluentes, o que influencia positivamente em acordos econômicos por conta de tratados internacionais. No entanto, nos últimos três anos a estatística foi invertida, o Brasil passou a emitir mais CO2.

O Brasil vem perdendo colocação no ponto de vista econômico do pacto internacional de redução na emissão de CO2. O prejuízo econômico já vem aparecendo.

Cada um tem que fazer sua parte

É importante a atitude individual, ou seja, para prática no dia a dia, por exemplo, deixar o carro na garagem para ir até a padaria da esquina ou mesmo guardar o lixo no bolso enquanto não encontra uma lixeira, usar transporte não poluente, também é muito importante passar a informação da importância e responsabilidade que cada um tem com o meio ambiente.

Temos responsabilidades, por exemplo: podemos buscar formas de gerar menos lixo, dar destinação correta, usar produtos que não agridam o meio ambiente, isto é, a mudança de atitude pode ser feita por cada um de nós para minimizar os impactos negativos que causamos ao meio ambiente.


Deixe uma resposta