Brasil supera a trágica marca de mais 400 mil óbitos pela Covid-19

Apenas de janeiro até abril de 2021, mais de 200 mil vidas ceifadas. CPI da Covid aberta no Senado apura possível omissão do Governo Federal.

Mais uma triste marca alcançada pelo Brasil, em 29 de abril de 2021, contabilizou 400.029 mortes desde o início da pandemia, de acordo com o consórcio de  veículos de imprensa. Durante esse período, outra marca alcançada, uma em cada morte no Brasil foi em decorrência da doença (21,07%), índice calculado a partir de dados da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), entidade que representa os cartórios do Brasil.

Anúncios

O número ainda pode estar subnotificado, já que muitas das vítimas infectadas morreram em casa, além dos óbitos de pessoas infectadas que foram registadas como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) sem causa determinada.

O Brasil está atrás apenas dos EUA em mortes acumuladas, por lá foram mais de 574.340 vidas perdidas.

Anúncios

Em relação aos casos confirmados acumulados, no Brasil são quase 15 milhões, número que deixa o Brasil em terceiro país com maior número de contaminações, EUA lideram o ranking com quase 33 milhões e Índia com quase 19 milhões.    

Vacinas e CPI

O Brasil vacinou até o dia 29 de abril, aproximadamente 30 milhões de pessoas com a primeira dose, aproximadamente 15% da população. E com a segunda dose foram aproximadamente 15 milhões, cerca de 7% da população.

As doses estão chegando ao Brasil em pequena quantidade se avaliarmos a demanda e a gravidade da pandemia no país. A produção de institutos brasileiros também não garante vacinação em massa em curto espaço de tempo, até porquê boa parte dos insumos são importados.

A demora na vacinação é um dos temas discutidos na CPI da Covid, Comissão Parlamentar de Inquérito que iniciou os trabalhos no Senado Federal. A apuração que está sendo feita pode responsabilizar possíveis omissões do Governo Federal.

Anúncios

Membros da comissão já possuem documentos que apontam possível omissão do Governo Federal ao ignorar ao menos 11 ofertas de vacinas feitas ao Brasil. Além de outras graves denúncias.  (Saiba mais sobre a CPI)   

Para combater a pandemia é necessário seguir protocolos sanitários, como o uso da máscara, por exemplo, respeitar os decretos municipais e estaduais e se vacinar quando chegar a sua vez.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s