Última edição de 2020 do jornal ‘O Globo’ mostra desordem em Búzios; Reportagem revela ameaça recebida

Búzios tem aparecido constantemente na mídia nacional, mas, infelizmente, com imagem negativa.

2020 foi um ano diferente e muito difícil, a pandemia de coronavírus transformou a vida das pessoas. E para piorar, Búzios foi referência negativa na mídia nacional em algumas oportunidades, principalmente com os diversos afastamentos do prefeito André pela Justiça.

Anúncios

Ultimamente Búzios tem aparecido por conta da pandemia da Covid-19, a cidade chegou a ter novo ‘Lockdown’, em dezembro, por conta do crescimento assustador de casos, o que fez com que diversos trabalhadores, principalmente da área do turismo, uma das áreas mais afetadas na pandemia, se mobilizassem pela reabertura da cidade.

Contudo, nos últimos dias a cidade vive um caos generalizado, não somente pela desordem no trânsito, mobilidade urbana inexistente, Lei do Silêncio desrespeitada, e confusões comuns desta época do ano, mas principalmente pela falta de respeito e pelo descumprimento de regras sanitárias básicas para diminuir a propagação da doença, como a simples utilização de máscara.

Anúncios

 Saiu na mídia

Na edição do dia 31 de dezembro d’O Globo, a matéria ‘Numa Búzios lotada, máscara é peça rara’, retrata fielmente o que está acontecendo no Município. Um descontrole generalizado.

Na reportagem fica claro que os decretos municipais não estão sendo cumpridos por uma maioria.

“Se havia (regras), não era percebida”

A barreira sanitária também fora mencionada como “o único ponto com controle mais ostensivo”.

Anúncios

A prefeitura chegou a realizar operações nos últimos dias, divulgaram que bares, restaurantes e similares foram multados por formar aglomerações.

Por falar em aglomeração, a reportagem chegou a ser ameaçada como descrito na publicação.  

Impedir o exercício profissional da imprensa é crime

Exercício profissional e responsabilidade civil

Muitos comerciantes e trabalhadores do turismo estão reclamando da propagação da imagem negativa de Búzios estampando noticiários televisivos, impressos e programação na rádio, contudo, a imprensa tem a obrigação de reportar o que acontece. Matéria jornalística é diferente de matéria publicitária.

Búzios poderia estar sendo elogiada pela forma com que os moradores cuidam um dos outros, ressaltando a importância dos cuidados com a própria saúde e a do próximo, como a fiscalização é eficiente, mas é exatamente o oposto o que se vê por aqui.

Que 2021 traga mais consciência para todos e que não esqueçam que ações, boas ou ruins, geram consequências.    


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s