Município estipula multa para quem não usar máscara, contudo, facilmente observamos pessoas que ignoram regra.
O mês de novembro era o recordista em casos confirmados de coronavírus, durante todo mês a soma fora de 597 novos casos e no dia 30 de novembro, pela manhã, o painel da Saúde de Búzios registrava 1.200 casos e 16 óbitos desde o início da pandemia.
De lá para cá o cenário pandêmico piorou. No dia 07 de dezembro, a prefeitura divulgou o número de 1.880 casos confirmados e 22 óbitos, isto é, 680 novos casos e cinco óbitos somente na primeira semana de dezembro. São quase 800 em isolamento domiciliar.

Importante ressaltar que a taxa de ocupação da enfermaria estava em 99% no sábado (05), no entanto, desde domingo (06), o painel está fora do ar impossibilitando saber o número exato no dia 07 de dezembro (até a publicação desta matéria).

Lei Municipal estipula multa
Na sexta-feira (27), a prefeitura publicou o Decreto nº 1.523, que estipulou multa de R$ 700,00 para quem fosse flagrado sem máscara em espaço público ou privado de uso comum. Ainda de acordo com a prefeitura, as equipes de fiscalização fariam um trabalho ostensivo, mas não é o que é observado nas vias do município, muito pelo contrário, é mais comum observar pessoas sem o aparato de prevenção. Tal atitude prejudica e coloca em risco não só a pessoa que não utiliza, coloca em risco qualquer um que tenha contato com essa pessoa.
Para saber mais sobre a lei que estipula multa para quem não utiliza a máscara clique AQUI.
Para saber mais sobre os números em Búzios e as regras de cada mês, clique na imagem.
Não existe remédio ou qualquer outro tipo de cura para a Covid-19, enquanto a vacina não for disponibilizada. Então é necessário que todos tenham consciência de coletividade para que os danos sejam os menores possíveis. Use máscara!