Via Lagos registra fluxo de mais de 128 mil veículos, entre os dias 04 e 07 de setembro, em direção à Costa do Sol.
Desde que decretos municipais foram publicados flexibilizando parte das atividades comerciais e permitindo a entrada de turistas na cidade, o feriado prolongado de sete de setembro, da Independência do Brasil, fora o primeiro.
A cidade ficou lotada, praias, pontos turísticos e as ruas, em geral ficaram tomadas de turistas, principalmente Porto da Barra e Rua das Pedras. Infelizmente, foi fácil notar pessoas sem máscaras e formando aglomerações, mesmo em locais fechados, o que vai contra Decreto Municipal.
O turismo do feriado não contou com os estrangeiros, o que era comum durante todo o calendário. Muitos países não estão permitindo a viagem para o Brasil ou estão exigindo um protocolo rigoroso, por conta da falta e controle da pandemia no país. A grande massa de turistas ficou por conta de moradores de cidades do estado do Rio de Janeiro, principalmente da capital.
Desorganização e desrespeito
Já na sexta-feira (04), longas filas de veículos motorizados se formaram nas barreiras montadas pela prefeitura para controlar o acesso à Búzios, contudo, a fiscalização foi precária em todos os bairros.
Para moradores, o desrespeito não ficou somente em torno da crise sanitária que estamos passando, festas e muito barulho fizeram parte das reclamações. Vale ressaltar que a Lei do Silêncio estabelece a proibição de ‘perturbar sossego alheio’.
Relatos dão conta de preocupação de moradores quanto à pandemia de Coronavírus, o que resta é esperar alguns dias e analisar o aumento da doença na cidade e saber ao certo os reflexos do feriado prolongado.
Cidades vizinhas também lotaram e as reclamações de moradores foram semelhantes.