Covid-19 cresce em Búzios, além de maior flexibilização, prefeitura apresenta números questionáveis, para o estado são 451 casos

Com mais de 100 mil casos registrados no estado do Rio de Janeiro, transparência dos números da prefeitura de Búzios é questionada.

Desde o início da pandemia de Coronavírus, a prefeitura de Búzios tem tido péssima comunicação com a população em relação à quantidade de testes, de internados, entre outros.

Anúncios

Verba estadual chegou ao município para o combate ao Coronavírus, no entanto, temos visto aditivos para serviços e obras iniciadas durante a pandemia sem qualquer ligação com a crise sanitária.

Na conta apresentada pela prefeitura, são 188 casos confirmados (em 24/06), já para a secretaria estadual de Saúde, na mesma data, são 451 casos. Em casos de óbito, as duas contagens marcam cinco pessoas.

Os números de testados nunca ficou claro pela prefeitura, muito pelo contrário, pessoas relatam que não é fácil conseguir teste com a prefeitura. Questionamento nas redes sociais da prefeitura são diário, mas sem respostas.

Anúncios

Cidades próximas

Com o aumento da pandemia no interior do estado diversas cidades começaram a tomar medidas pontuais par combater a crise.

Em Macaé, por exemplo, estão fazendo testagens por bairros. Em Campos, criaram aplicativo para cadastro de teste gratuito. Petrópolis comprou mais de 9 mil testes nestes últimos dias. Friburgo disponibilizou R$ 60 Mil para compra de testes. Todas essas informações foram dadas pelas respectivas prefeituras.

E Búzios? Búzios enviou nota há um tempo atrás alegando ter testado pouco mais de 400 pessoas. Mas hoje a população não sabe quantos testes foram realizados. Vale ressaltar, que somente com a testagem em massa saberemos mapear e combater a pandemia. No Brasil o número de infectados é mais de um milhão, somando mais de 50 mil mortes.

Anúncios

Flexibilização e números do estado

A prefeitura de Búzios, através do decreto nº 1.438 de 19 de junho de 2020, flexibilizou a abertura de restaurantes, bares e similares, com algumas ressalvas.

Contudo, informação quanto aos internados no hospital é um pouco mais complexo. Somente através do painel disponibilizados pelo governo do estado do Rio de Janeiro, podemos saber.

Internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram 34; Em UTI por SRAG foram 20; Por Covid-19 foram 10. Já a prefeitura não deixa claro em seus informes diários, como na imagem abaixo.

Para saber mais sobre os números do estado do Rio de Janeiro clique na imagem

Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s