Na edição de segunda-feira (22), do impresso de maior circulação do país, pesquisadores, cientistas e médicos foram consultados em matéria.
Intitulada de ‘Especialistas revelam o que consideram seguro fazer’, matéria traz opinião de doze trabalhadores da Saúde que falam sobre o que se sentem seguros a fazer para a retomada durante e pós pandemia de coronavírus.
O distanciamento social continuará sendo fundamental por algum tempo, no mínimo, até que uma vacina ou remédio faça efeito contra a Covid-19. Mesmo o mais seguro sendo o isolamento.
Para os especialistas, ‘esportes ao ar livre’ é seguro para três deles, isso de imediato. Já na opinião quanto a deixar de lado álcool em gel, para cinco deles a reposta foi ‘nunca mais’.
Quanto ao cinema e ao teatro, dez deles acreditam que pode voltar a longo prazo, no mínimo um ano, parar de usar máscaras, para nove também é considerado o longo prazo. Em resumo, a curto prazo pouquíssimas opções sobram.
Considerando um prazo médio, para que voltemos a fazer, está ‘comer em restaurante, como sete deles disseram, ou mesmo, ‘trabalhar em escritórios convencionais’.
Não é uma pesquisa científica, mas pega opiniões de especialistas atuantes no combate ao Coronavírus, também não levam em consideração mudanças no quadro da pandemia que continua se alastrando no país.
A testagem em massa foi abordada como uma ponte para maior segurança no convívio social, coisa que o Brasil está longe, mas muito longe de fazer. Para todos somente uma certeza: só a vacina ou remédio seguros darão segurança para o ‘novo normal’.
Veja o infográfico da editoria de arte de O Globo e segue link para a matéria

Republicou isso em tevejoembuzios.
CurtirCurtir