Coronavírus: autoridades internacionais da Saúde, além das brasileiras, recomendam o isolamento

Por enquanto, a prevenção e a informação são os melhores remédios contra o Covid-19. Confira aqui dados e resoluções científicas sobre o tema.

Na contramão, e sem respaldo técnico ou científico, o presidente Jair Bolsonaro estimula quebra do isolamento, o que acarretará em colapso no sistema de Saúde e inevitavelmente, a morte de brasileiros será a consequência. Essa dedução, o próprio presidente já fez, ao afirmar na TV Band, que “mortes terão. Paciência”.  

O departamento de Ciência da USP comprova a eficiência do isolamento e o efeito catastrófico da aglomeração

O vírus tem deixado parte da população do mundo com medo da doença e das incertezas econômicas, no entanto, no Brasil ainda é pior, além dos medos relatados, a grande maioria da população teme declarações que o presidente possa vir a fazer, sabendo que esses devaneios irresponsáveis, egoístas e até genocidas, acabam influenciando parcela da população. É recorrente que o presidente nessas declarações ignora a ciência, dados estatísticos, estudos de pesquisadores e autoridades internacionais que abordam a pandemia.

Anúncios

Levando em consideração um efeito colateral e social do vírus é a falta de empatia. Sintoma que pequena parcela da sociedade apresenta. Ignorando o risco iminente para idosos, entre outros. Pegar a doença todos podem pegar, mas o risco se torna letal em um grupo mais vulnerável. Inclusive, uma pessoa pode pegar o vírus e não apresentar nenhum dos sintomas nos primeiros dias, resultando na transmissão do vírus para outras pessoas.

É importante ressaltar, nesses tempos em que devemos repetir o obvio, é que uma vida não pode valer mais que outra. Não somos mera estatística, e sim, famílias.

Anúncios

Problemas econômicos serão ampliados, isso também é algo inevitável, lembrando que a economia no Brasil já vinha cambaleante com seus 14 milhões de desempregados e outros tantos milhões em subempregos.

Pelo mundo, governantes de todos os países afetados estão administrando o problema, tornando-se parte responsável para minimizar os impactos. E o Brasil, até o momento, tem sido bem lento no que se refere aos planos e ações para tentar equilibrar a economia.

No final das contas, a sensatez parece prevalecer na maior parte do Brasil, não por influência do presidente, mas dos demais. Em recentes declarações, o Ministro da Saúde Henrique Mandetta e até mesmo o vice-presidente Hamilton Mourão afirmam que o governo está seguindo recomendações OMS (Organização Mundial da Saúde) e não do presidente. Governadores, a grande maioria, também ressaltam a importância de se seguir os protocolos internacionais de autoridades da Saúde. Ministério Público, OAB, entre outras entidades representativas da sociedade também estimulam o seguimento dos protocolos internacionais.

Presidente da OAB

Muito se fala em isolamento vertical e horizontal, a questão é a ineficácia comprovada do isolamento parcial. Caso o isolamento seja feito apenas para pessoas do grupo de risco (vertical), de acordo com estudos e pesquisas, o número de mortes será imensamente maior, mais de um milhão de brasileiros. Importante ressaltar que todos podem pegar a doença, uns serão mais gravemente afetados, inclusive podendo ir à óbito. Idosos têm maiores chances de morte, o que não evita que pessoas de todas as idades também possam morrer.

Em Búzios, o prefeito André Granado, que é médico, mantem orientações do governo estadual, mantendo o isolamento horizontal, apenas serviços tidos como essenciais estão mantidos, mesmo assim tomando maiores cuidados. Tais como profissionais do setor de saúde e segurança pública, mercados, delivery de alimentos, pet shops, entre outros. A parte preventiva está de acordo com os orientações de Saúde, deixando a desejar na parte socioeconômica.  

Até o dia 27/03, no Brasil foram confirmadas 3.417 casos e 92 mortes. Em Búzios, de acordo com a prefeitura, são 35 suspeitos. Fique em casa.

Veja ainda:

CNN Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s