Coronavírus: notícias falsas geram pânico e alimentam a desinformação

Parte da população não checa a informação e disseminam ‘fake news’ de todos os tipos. E infelizmente, em Búzios também é assim. Saiba como identificar se a informação é verdadeira.  

Não compartilhe notícias falsas, os prejuízos causados por ‘fake news’ são incalculáveis e ainda geram consequências negativas para a sociedade.

Anúncios

Em Búzios, as notícias falsas são rapidamente disseminadas, notícias de todos os tipos, geralmente as que envolvem políticos ganham maior alcance, contudo, a pandemia de Coronavírus trouxe novidades nada agradáveis para redes sociais e aplicativos de mensagens.

Recentemente, um navio que chegou em Búzios gerou uma notícia falsa. A postagem dizia que ‘3.500 mil italianos estavam na cidade’. Mentira! De acordo com lista apresentada pela embarcação, haviam sete italianos e não houve registro de pessoas doentes no cruzeiro.

Outro caso envolveu outro turista de navio. O cidadão teve problemas cardíacos no Centro, arritmia para ser mais pontual. Também não estava com sintomas de Coronavírus, que não tem nada a ver com problemas de coração. Logo depois do atendimento médico o passageiro do navio foi liberado.

Sobre os navios, as escalas em Búzios aconteceriam até abril, no entanto, a cidade recebe sua última embarcação no sábado (14). Uma determinação do Governo Federal divulgada na sexta-feira (13), afirma que embarcações que já estão em rota iriam concluir suas viagens e as que ainda não saíram foram canceladas.

Anúncios

Agora, a mais recente é que havia uma ordem para fechar a cidade. Até o momento, não fora cogitado nada nem perto disso. Muito pelo contrário. A prefeitura divulgou que fizeram uma reunião na tarde de sexta-feira (13), e nem mesmo as aulas serão suspensas, diferente das escolas estaduais, que por decreto do governador, ‘as férias do meio do ano serão antecipadas’. Até o momento não há registro de caso de Coronavírus em Búzios.   

Boatos e mentiras espalhadas sempre existiram, com a internet o alcance e a velocidade foram ampliados. E desde a última eleição presidencial parece que foi institucionalizado por certos grupos, fazendo inclusive com que eleitores não votassem no PT, por exemplo, afirmando que ‘iriam distribuir mamadeiras de piroca e Kit Gay’ nas escolas, invenções para prejudicar e que não foram escritas, divulgadas e nem apresentadas como propostas. O pior: muita gente acreditou e muitos outros ainda passaram essa notícia completamente sem noção para frente.  

Busque a informação correta. Cheque a fonte. E se mesmo assim estiver em dúvida não compartilhe. Além de prejudicar pessoas, é crime! E em caso especifico do vírus, notícias falsas prejudicam ainda mais a economia da cidade do próprio país, além de gerar pânico e desinformação.   

Edit: Na início da noite de sábado (14), a Prefeitura de Búzios divulgou comunicado informando que as aulas estarão suspensas nos próximos 15 dias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s