Parte da população não checa a informação e disseminam ‘fake news’ de todos os tipos. E infelizmente, em Búzios também é assim. Saiba como identificar se a informação é verdadeira.
Não compartilhe notícias falsas, os prejuízos causados por ‘fake news’ são incalculáveis e ainda geram consequências negativas para a sociedade.
Em Búzios, as notícias falsas são rapidamente disseminadas, notícias de todos os tipos, geralmente as que envolvem políticos ganham maior alcance, contudo, a pandemia de Coronavírus trouxe novidades nada agradáveis para redes sociais e aplicativos de mensagens.

Recentemente, um navio que chegou em Búzios gerou uma notícia falsa. A postagem dizia que ‘3.500 mil italianos estavam na cidade’. Mentira! De acordo com lista apresentada pela embarcação, haviam sete italianos e não houve registro de pessoas doentes no cruzeiro.
Outro caso envolveu outro turista de navio. O cidadão teve problemas cardíacos no Centro, arritmia para ser mais pontual. Também não estava com sintomas de Coronavírus, que não tem nada a ver com problemas de coração. Logo depois do atendimento médico o passageiro do navio foi liberado.
Sobre os navios, as escalas em Búzios aconteceriam até abril, no entanto, a cidade recebe sua última embarcação no sábado (14). Uma determinação do Governo Federal divulgada na sexta-feira (13), afirma que embarcações que já estão em rota iriam concluir suas viagens e as que ainda não saíram foram canceladas.
Agora, a mais recente é que havia uma ordem para fechar a cidade. Até o momento, não fora cogitado nada nem perto disso. Muito pelo contrário. A prefeitura divulgou que fizeram uma reunião na tarde de sexta-feira (13), e nem mesmo as aulas serão suspensas, diferente das escolas estaduais, que por decreto do governador, ‘as férias do meio do ano serão antecipadas’. Até o momento não há registro de caso de Coronavírus em Búzios.

Boatos e mentiras espalhadas sempre existiram, com a internet o alcance e a velocidade foram ampliados. E desde a última eleição presidencial parece que foi institucionalizado por certos grupos, fazendo inclusive com que eleitores não votassem no PT, por exemplo, afirmando que ‘iriam distribuir mamadeiras de piroca e Kit Gay’ nas escolas, invenções para prejudicar e que não foram escritas, divulgadas e nem apresentadas como propostas. O pior: muita gente acreditou e muitos outros ainda passaram essa notícia completamente sem noção para frente.
Busque a informação correta. Cheque a fonte. E se mesmo assim estiver em dúvida não compartilhe. Além de prejudicar pessoas, é crime! E em caso especifico do vírus, notícias falsas prejudicam ainda mais a economia da cidade do próprio país, além de gerar pânico e desinformação.
Edit: Na início da noite de sábado (14), a Prefeitura de Búzios divulgou comunicado informando que as aulas estarão suspensas nos próximos 15 dias.
