Búzios será uma das cidades com evento do Coletivo Lixo Zero, em outubro  

Este ano, a semana ocorrerá de 22 a 31 de outubro e será a primeira edição em Búzios e Região dos Lagos!

O Coletivo Lixo Zero Búzios é um movimento sócio ambiental que promove a adoção práticas Lixo Zero no cotidiano das pessoas e organizações. O coletivo é apoiado pelo Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, uma organização social autônoma sem fins lucrativos. Teve sua fundação em 2010 e representa o movimento ZWIA (Zero Waste International Alliance) no Brasil.

Anúncios

Hoje, o ILZB está em mais de 150 cidades, incluindo as principais capitais brasileiras, através da atuação de coletivos, embaixadores e organizações não governamentais que se alinham aos objetivos do Instituto, numa relação de parceria e aprendizado mútuo e crescente.

A atuação do Instituto vem aumentando a cada ano, de forma orgânica e sem patrocínios, à medida que novos parceiros se unem voluntariamente a esta causa, como uma resposta ao visível aumento da poluição por resíduos sólidos nas cidades e mares, um problema que atinge desde grandes centros urbanos a pequenas cidades.

Anúncios

Lixo zero: o que é e porque precisamos aplicar em nosso cotidiano, de acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance – LIXO ZERO é:

“Uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. ”

Em termos práticos, o conceito LIXO ZERO consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Anúncios

Como atua o coletivo O Coletivo Lixo Zero Búzios atua através da realização de ações e campanhas com foco na gestão de resíduo e promoção do Lixo Zero, sejam elas promovidas pelo ILZB ou iniciativas próprias. Dentre elas, tem destaque a Semana Lixo Zero, evento que integra a agenda anual do ILZB, que ocorre simultaneamente nas cidades participantes. Este ano, a semana ocorrerá de 22 a 31 de outubro e será a primeira edição em Búzios e Região dos Lagos! O tema da Semana em 2021 é dignidade.

Em Búzios, o coletivo vislumbra como objetivo da semana, trazer o conceito Lixo Zero para o município e ser uma ferramenta social para estabelecer acordos, leis e processos urbanos, unindo poder público e iniciativa privada, em prol de um objetivo comum. A efetiva divulgação da semana, e consequentemente do conceito, é uma meta do coletivo.

Informações e imagens: Coletivo Lixo Zero

Para maiores informações, realizadores e contato:


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s