Em dez dias Búzios contabilizou 269 novos casos da covid-19, os casos em acompanhamento domiciliar subiram de 70 para 215 no período.
Desde o dia nove de novembro, começou uma campanha de testagem em massa da população anunciada pelo prefeito Henrique Gomes.
No dia dez de novembro, Búzios apontava 681 casos confirmados no total e no dia 20 o número era de 950 casos confirmados da doença. Os óbitos também subiram no período, foi de 11 para 16.


O aumento no número de contaminados pode ser visto como previsível, ao menos se levarmos em consideração o que diz a ciência. A primeira alternativa é a subnotificação de casos, já que quando o prefeito afastado André Granado era o gestor, reclamações sobre a dificuldade de testagem eram recorrentes.
Outra alternativa é a falta de respeito da população quanto às regras sanitárias, como a obrigatoriedade do uso de máscara. Importante ressaltar que recentemente teve campanha política e era fácil presenciar aglomerações de pessoas sem máscaras ou fazendo o uso incorreto do aparato de segurança. E mesmo sem campanha política, parte da população ‘relaxou’ nas regras orientadas por decretos municipais.
Essa doença não tem cura ou remédio, a prevenção é a forma mais eficiente para não pegar a Covid. Apenas com a vacina a população poderá ficar imune.
É necessário que a população use máscara, faça constante higienização, evite aglomerações e mantenha um distanciamento social. Não é apenas por você, mas pelo próximo. Pessoas assintomáticas, isto é, que não apresentam sintomas, também são transmissoras.