Nova regra de redes sociais visa combater desinformação sobre Coronavírus

Notícias falsas, as ‘Fake News’, estão diariamente espalhadas pela internet e aplicativos de mensagens.

A situação é muito grave, geralmente são usadas para ‘criar argumentos’ para algum grupo ou seguimento da sociedade. No entanto, com a pandemia de Coronavírus, o Covid-19, as ‘Fake News’ podem causar danos irreparáveis à população, não somente para quem cria, compartilha ou semente recebe, mas para todos.

Anúncios

E quando as ‘Fake News’ são disseminadas por pessoas públicas? A situação fica ainda mais grave, já que existe parcela da sociedade que tende a acreditar em algo somente por ter sido compartilhada por uma pessoa conhecida, uma referência.

Em uma linha nada condizente à liturgia do cargo que ocupa, o presidente Jair Bolsonaro teve publicações apagadas por redes sociais, justamente pelo conteúdo falso. Também fez uma publicação pedindo ‘desculpas’ por espalhar mentira que poderia causar pânico na sociedade – com a falta de alimentos.

O Instagram, Facebook, Twitter e YouTube alteraram os termos de uso de suas plataformas, incluindo novo critério: a proibição de disseminação de informações que podem ser prejudiciais à saúde da população. Critério importante, tendo em vista que a questão de saúde pública pode ocasionar mortes por algum conteúdo inadequado, pelo compartilhamento de desinformação.

Anúncios

Caso o usuário de uma dessas plataformas divulgue alguma informação que vá contra recomendações de autoridades de Saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), a publicação será sumariamente excluída, podendo inclusive suspender o propagador de notícias falsas ao uso das redes sociais por algum tempo.

Pessoas famosas já infringiram essa nova regra das redes sociais, como o deputado pastor Silas Malafaia, o guru de integrantes do governo, Olavo de Carvalho e como dito antes, o presidente Bolsonaro.

Alguns sites de checagem de informações estão disponíveis. Caso você tenha alguma dúvida sobre uma informação, não compartilhe!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s