Instituto português afirma ainda que que a cerveja pode prevenir algumas doenças.
O CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde), localizado em Porto / Portugal, divulgou um estudo no qual afirma que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”, fator que tem sido associado à prevenção de doenças, como: obesidade, diabetes, entre outras doenças cardiovasculares.
O estudo publicado neste mês no Journal of Agricultural and Food Chemistry, também contou com a contribuição de investigadores da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas.
A pesquisa foi feita com homens saudáveis, entre 23 e 58 anos, que participaram de um ensaio durante um mês, que consistiu em beber diariamente 330 ml de cerveja, com ou sem álcool.
O resultado da fermentação de cereais aumentou ‘a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda’. Também fora constatado que a ingestão da bebida ‘não interfere significativamente em biomarcadores cardiometabólicos’, como a glicose, colesterol e trigliceridos.
O estudo ainda diz que o efeito benéfico da cerveja pode estar ligado com os polifenóis que tem na bebida, semelhante como acontece com o vinho.
A pesquisa foi liderada pelas investigadoras Ana Faria e Conceição Calhau, e contou com a participação de outros especialistas do CINTESIS.
Fonte: CNN Portugal